domingo, 14 de dezembro de 2008

Cuidados com o seu Betta.




Escolhendo um local para o BettaO seu Betta pode ficar na cabeceira da sua cama, na mesa do escritório, na cozinha, na sala, no banheiro ou em qualquer outro lugar, desde que não fique exposto à luz solar direta (evitando que o peixe cozinhe), ao frio excessivo, à chuva, aos cheiros muito fortes (especialmente os de tinta ou qualquer outro produto químico), à fumaça ou à gordura.

Soltando o peixe no aquárioÉ muito simples. Basta colocar água da torneira na beteira, deixando espaço para a água que já está no saquinho do Betta, e pingar algumas gotas do anti-cloro. A quantidade de gotas, depende do tamanho (capacidade) da beteira. Em geral, as beteiras tem pouco mais que um ou dois litros. Neste caso, de 1 a 2 gotas serão suficientes.

Colocada a água, pingado o anti-cloro, coloque o saquinho com o peixe dentro da água, mas ainda sem deixar que o peixe se solte. Apenas deixe entrar um pouco da nova água no saquinho. Após 10 ou 15 minutos, solte o peixe com água e tudo no aquário.

AlimentaçãoNão alimente o novo peixe no mesmo dia de sua chegada. Normalmente, este encontra-se estressado e, por isso, um pouco arisco. Nestas condições, o peixe normalmente não procura o alimento. Deixe para o dia seguinte.

Em alguns casos, mesmo no segundo dia, o peixe não comerá.Isso pode não ser um sinal de problemas , mas fique bastante atento a sinais de pintas brancas, manchas ou aspecto empoeirado no animal. Perda de coloração em determinadas partes do corpo ou descamação podem ser sintomas de alguma doença. Neste caso, contate-nos o mais depressa possível para que o problema seja solucionado rapidamente.

Não alimente demais o seu peixe. Em geral, os Bettas precisam de 3 a 4 “bolinhas” de alimento 2 vezes ao dia para se sentirem saciados. Bettas maiores podem necessitar de mais ração. ManutençãoBasicamente, precisamos trocar parcialmente a água de nossa beteira uma vez por semana ou a cada 10 dias.

O procedimento é muito simples. Tire cerca da metade da água da beteira e coloque em um copo ou recipiente. Em seguida, pegue seu Betta com uma redinha apropriada - pegá-lo com a mão pode machucá-lo e/ou estressá-lo - e coloque-o neste recipiente. Jogue fora o restante da água da beteira e lave bem o cascalho do fundo, eliminando todos os detritos. Encha o aquário até a metade, pingue algumas gotas de anti-cloro e aguarde 5 minutos.

Certifique-se apenas que a temperatura da água nova não esteja muito diferente da água da beteira. Então insira a água do recipiente juntamente com o peixe de volta na beteira (com todo o cuidado). Evite trocar toda a água da beteira. Assim você evita choques de pH e de temperatura no seu peixe, aumentando a resistência do mesmo a doenças e problemas no futuro.

Material Nescessário: Beteira; Peixe Betta; Decoração; Anti-cloro ou Condicionador de Beteria; Rede; Aquecedor; Termômetro.
Dicas: Oferecer, sempre que possível, alimentos vivos como mosquitos, minhocas, carne crua (cortada em tamanho compatível com a boca do peixe);

Colocar um pequeno espelho encostado na beteira algumas horas por dia fará bem ao Betta; Manter a temperatura da água sempre em torno de 25ºC (quando nescessário, utilizar um aquecedor).

3 comentários:

Unknown disse...

Posso deixar o aquecedor no aquário quanto tempo ?

Sandra disse...

Meu Beta está doente
O que eu faço?

Aline Augusto da Silva disse...

O correto de anti cloro para aquário de 23 litros para beta, disseram que mais de 8 gotas pode mata-lo,e a temperatura também varia de opiniões,falam entre 27 e 28 graus