domingo, 14 de dezembro de 2008

AS PLANTAS

AS PLANTAS

A Importância das Plantas
As plantas aquáticas participam do conjunto do aquário com funções muito importantes:

1) São elementos fundamentais para uma decoração equilibrada e exuberante. Assim como os peixes, as plantas são acompanhadas e admiradas pelos aquariófilos;
2) Junto com outros elementos como o substrato de fundo, pedras e troncos, as plantas ajudam a tornar mais próximo do natural o ambiente aquático que criamos, proporcionando tranquilidade e bem estar aos peixes;
3) São fundamentais para manutenção do equilíbrio biológico, pois, para suprir suas necessidades, as plantas absorvem alguns elementos que são contaminantes da água, como é o caso do nitrato.

A Escolha das Plantas

Assim como ocorre com os peixes, as diferentes espécies de plantas aquáticas ornamentais possuem exigências distintas quanto à qualidade de água, luz, substrato, temperatura, etc.

Porém, são menos sensíveis que os peixes quando distanciadas de suas condições ideais, o que faz com que se possa ter, em um aquário bem montado e equilibrado, uma grande variedade de plantas.

Na hora da escolha das plantas deve-se observar sua distribuição no aquário, considerando seu tamanho atual e capacidade de crescimento. Plantas maiores devem ser colocadas na parte de trás do aquário e plantas menores ou rasteiras na parte da frente. Plantas aquáticas flutuantes não são recomendadas, pois são mais difíceis de se manter em aquários, em função da necessidade de luz natural e nutrientes. Além disso, elas sombreiam o aquário ao bloquear a luz das luminárias. São indicadas para tanques de jardim onde sua beleza pode ser admirada, pois são observadas por cima.

Introdução e Manutenção das Plantas

Ao introduzir novas plantas no aquário é necessário a desinfecção com uso do Labcon Clean e também a limpeza e poda de raízes, cuidados já descritos no capítulo "Montagem". Como em um aquário equilibrado as plantas crescem constantemente, a poda das partes com crescimento excessivo e a retirada das folhas velhas devem ser periódicas. O intervalo entre estas práticas varia muito com as condições particulares de cada aquário.


Conheça Algumas Plantas



Nome comum: Cabomba
Nome científico: Cabomba aquatica
Exigência em luz: Alta
Temperatura da água: 0 - 28 ºC
Altura: Até 40 cm
Uso no aquário: Plantada em grupos no meio ou no fundo. Cresce bastante e pode ser podada. Ideal para desova de várias espécies de peixe.

Nome comum: Elodea
Nome científico: Elodea densa
Exigência em luz: Média
Temperatura da água: 0 - 28 ºC
Altura: Até 60 cm ou mais
Uso no aquário: Plantada em grupos no meio ou no fundo. Crescimento rápido, cerca de 10 cm por semana.
Nome comum: Amazonense
Nome científico:
Echinodorus bleheri
Exigência em luz:
Média
Temperatura da água:
22 - 28 ºC
Altura:
Até 60 cm
Uso no aquário: Possui folhas grandes, sendo ideal para aquários maiores. Produz em média uma folha por semana. As plantas maduras podem contar com até 40 folhas. Exigente em nutrientes.

Nome comum: Criptocorine
Nome científico:
Cryptocoryne sp
Exigência em luz:
Baixa
Temperatura da água:
22 - 28 ºC
Altura:
25 cm
Uso no aquário: Plantada em grupos na parte dianteira do aquário. De folhas estreitas e pecíolo longo de cor marrom esverdeado. Adequada para aquários com Ciclídeos
Nome comum: Ludwigia
Nome científico: Ludwigia arcuata
Exigência em luz: Alta
Temperatura da água: 22 - 28 ºC
Altura: Até 40 cm
Uso no aquário: Planta de folhas opostas que pode adquirir coloração avermelhada por abundância de nutrientes. Cresce cerca de 10 cm por mês e deve ser plantada em grupos no meio do aquário
Nome comum: Bacopa
Nome científico: Bacopa amplexicaulis
Exigência em luz: Média
Temperatura da água: 0 - 22 ºC
Altura: Até 40 cm
Uso no aquário: Plantada em grupos por todo o aquário. Planta caulescente com finas folhas verticiladas. Quando cresce até a superfície produz pequenas flores azuladas.

Nome comum: Valisnéria
Nome científico: Vallisneria gigantea
Exigência em luz: Média
Temperatura da água: 0 - 28 ºC
Altura: Até um metro
Uso no aquário: Planta de folhas longas e resistentes. Adequada para aquários com Ciclídeos. Pouco exigente em nutrientes, cresce muito e deve ser usada na parte posterior do aquário.
Nome comum: Sagitária
Nome científico: Sagittaria plathyphyla
Exigência em luz: Média / Alta
Temperatura da água: 22 - 28 ºC
Altura: Até 15 cm
Uso no aquário: Planta com folhas lanceoladas de 3 cm de largura e cerca de 20 cm de comprimento. Plantada em grupos na região anterior e central do aquário, é capaz de fechar o fundo.
Nome comum: Higrófila
Nome científico: Hygrophila polysperma
Exigência em luz: Média
Temperatura da água: 0 - 28 ºC
Altura: 40 a 50 cm
Uso no aquário: Planta caulescente com pequenas folhas ovaladas, de crescimento rápido. Pode ser plantada em qualquer região do aquário.

Nenhum comentário: