domingo, 14 de dezembro de 2008

Aquário de Quarentena e Hospital.

Após o planejamento e a montagem do nosso aquário principal, o próximo passo será a aquisição de um aquário hospital e de quarentena.Na maioria das vezes, o aquário principal tem um volume de água considerável (acima de 60 litros).O equilíbrio biológico já está estabelecido.

Os padrões de pH , amônia e KH já estão estabilizados.Quando precisamos tratar um dos peixinhos do aquário principal, é muito mais fácil e vantajoso colocá-lo num ambiente separado e menor. São dois os principais motivos:Primeiro: para evitar a infestação dos demais indivíduos do aqua principal;Segundo: os medicamentos normalmente são dosados por litragem, sendo a litragem menor, a quantidade de medicamento utilizado por vez também será menor.

Pode-se também observar com mais facilidade a melhoria, ou não, do peixinho tratado particularmente e também observar o aqua principal, se este continuou estável e se os outros peixinhos não adoeceram.

Pense sempre que é mais seguro tratar e curar o peixe doente longe do lugar onde há mais indivíduos, e, se for o caso, trazer os demais doentes para o ambiente medicado.O mesmo vale para o aquário de quarentena.

Às vezes pensamos: Por que dispor de outro aquário só para colocar os peixinhos separados, para depois colocar no melhor aquário?Mas esta atitude é a ideal, para que possamos observarmos se os novos peixinhos não vão levar bactérias e fungos aos nossos peixes saudáveis.

Devemos lembrar que nem sempre sabemos se o peixe que trazemos da loja já foi aclimatado, se está estressado, por quantos quilômetros viajou até chegar em nossas mãos, com a imunidade baixa, e ao introduzir no nosso aquário, acabamos por levar doença e estresse aos demais peixes, que estavam saudáveis e felizes, num ambiente equilibrado.Então, o ideal é dispormos de, pelo menos, um aquário (de aproximadamente 20 litros), com as mesmas condições de pH do aqua principal, com água condicionada, bem oxigenada e de preferência sem substrato ( para diminuirmos os riscos de contaminação).

Para o uso do aqua de quarentena, é imprescindível que a filtragem seja compatível com o volume de água, para que possamos manter a qualidade da água, até nos assegurarmos que os novos peixes estão bem, o que pode variar de 1 a 3 semanas. No aqua hospital, podemos manter a filtragem, entretanto, com uma baixa movimentação de água, fazendo trocas parciais, e, de preferência, não utilizar sistemas de iluminação.

Portanto, você pode ter apenas um aquário para ambas as funções, só não poderá comprar novos peixes enquanto algum estiver em tratamento.

Nenhum comentário: