domingo, 14 de dezembro de 2008

Como reaproveitar o refil do filtro externo Millenium

O filtro Dry/Wet da Millenium tem ótimo funcionamento e praticidade, porém seu custo de manutenção é meio alto, já que cada refil custa em média de 5,0 reais( o que equivale de 3 a 4 rolos de lâ acrílica comparando o preço), por isso resolvi escrever essa Dica, já que eu mesmo tenho um Millenium, eu tive muitos prejuízos por causa do refil, tem mês que chegava a trocar umas 2 a 3 vezes, pois meu aquário era com uma vegetação muito densa e uma população grande de habitantes. Agora que você viu como o dinheiro vai embora por causa disso, que tal usufluír dessa dica muito útil em todos os sentidos, veja logo abaixo:

1º-Retire o refil usado do filtro, pegue uma tesoura de grande porte e corte a lã acrílica presa nele dos dois lados(se ficar pequenas rebarbas não tem problema), pegue o carvão de dentro e guarde(logo direi o que fazer com o carvão).
2º-Compre um rolo de lã acrílica e corte na medida certa que fique colocável no refil, observe a ilustração( a ilustração mostra como exemplo o refil do Millenium 1000) abaixo:

refil.jpg (28000 bytes)

3º-Para prender a lã dos dois lados do refil você pode usar um elástico(já que você vai precisar trocar a lã novamente), ponha um elástico nas extremidades, quando for colocar o refil no filtro você vai reparar uma certa dificuldade de encaixe, é por causa do elástico, mas faça um pouco de força bem devagar e coloque ele, a lã vai se desajeitar um pouco, mas sem causar muitos problemas. Depois de colocado esta pronto para o funcionamento, pelos meus testes, nesse modo de reaproveitamento o filtro fica ainda mais eficiente por causa da maior expessura da lã.

O que eu faço com o carvão??? Não precisa de carvão ativado???
Calma, agora você vai pegar o carvão que estava no refil usado, lavar bem, e despejar no fundo do aquário, junto com o cascalho, o carvão ativado elimina os gases tóxicos produzidos pelos excrementos dos peixes, porém muitos aquaristas defendem a teoria que: "Sem carvão é muito melhor, minhas plantas crescem muito mais!!!", sim, isso é óbvil, pois o carvão diminui a concentração do CO² da água também, mas não devemos pensar só nas plantas, e os peixes? Você acha que eles merecem serem sacrificados só por isso? Em minha opinião não, para equílibrar a quantidade de CO² não precisa ficar tirando carvão ativado, basta apenas fazer um injetor de CO² caseiro, assim ele dará uma quantidade boa de CO² para as plantas, e os peixes irão agradecer por isso, assim você não vai sacrificar ninguém, nem as plantas nem os peixes.

Nenhum comentário: